Para mim só existe uma coisa boa aqui nos EUA, segurança. O que devia ser o básico em qualquer lugar .. infelizmente no Brasil está ficando muito difícil. Sobretudo nas grandes cidades, mas não apenas nelas.. o que é ainda mais assustador.
Ah, mas aqui as coisas funcionam.. dizem, tentando elencar mais uma vantagem. Mas funcionam a que preço? O que me deixa muito irritado nesse padrão americano é saber que é justamente o que querem implantar no Brasil. Onde quem é servido se acha numa categoria superior a quem serve e quem serve é apenas um número. Não importa se é Maria ou João. Importante é ter alguém ali pronto para servir. Isso não me desce.
Então sim, as coisas funcionam aqui. Mas o empregado não tem férias (por lei e em geral as categorias dão 5 dias úteis de férias ao ano e férias não remuneradas.. ou seja.. são faltas, não são férias!!). Dependendo da categoria e do sindicato, conseguem 15 dias de férias no ano (sem salário, pq aí já seria demais!). Tem um documentário do Michael Moore que mostra isso.. ele exagera, mas é real. Na Itália é como no Brasil (pelo menos até agora, no meu caso) e no documentário faz essa comparação e mostra que as empresas dão lucro, funcionários tem mais qualidade de vida, logo mais produtividade. 
Aqui tem jornada excessiva, baixos salários, nenhum direto e a cultura da gorjeta. Todos as notas fiscais vem com pedido de gorjetas. Em geral elas dobram o salário do atendente. Mas de novo quem paga essa conta? Pq não os empresários? Cobram caro, tem lucro alto e dividem os custos dos funcionários com os clientes? Ta certo isso?
Enfim.. ficar aqui me da desespero de ver para onde querem levar o Brasil. 
Fora isso uma outra coisa me incomoda muito aqui: falta de cultura. Não tem atividades culturais. Só consumo, consumo, consumo. Na Europa os hotéis são mais pessoais, restaurantes, muitas livrarias, parques.. e museus! Aqui tentei ir num museu hoje. Museu das bombas nucleares ou algo assim. Péssimo. Explicavam sobre as bombas, sobre os testes feitos aqui no deserto de Nevada .. e ainda tentavam mostrar como as pesquisas nucleares contribuíram para evolução de algumas tecnologias. Mas cadê as críticas? Cadê o perigo de uma terceira guerra? Cadê o horror das bombas sobre o Japão?
Definitivamente não da.
Então, se não podemos ir contra eles.. vamos mergulhar na futilidade e nos serviços que funcionam e que as férias sejam essa descida ao playground da vida, sem levar nada muito a sério. Ganhando US$14 dólares na roleta de manhã e perdendo US$19 à noite.. 
E nem falei dos alimentos ultra-processados (que foi uma discussão no café da manhã e agora descobri que era tema do greg news).

Queria ser menos crítico. Ver só coisas boas. Mas não da. Um dia um bichinho me mordeu e agora eu não consigo ver uma injustiça e passar batido. Não sei se é bom ou ruim. Mas é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Manhã do pior dia da semana, segunda-feira. Foi a primeira desde que o ano iniciou, desde que as férias acabaram, desde que minha mãe foi e...